home
Loading

Guia para Autores (138)

 

GUIA PARA AUTORES

 

Os artigos de SCIENTIA são escritos por pesquisadores em universidades do Brasil e do exterior, brasileiros ou não, que tenham contato direto ou próximo com o assunto sobre o qual escrevem. Escritores especializados em ciências, que cubram determinado tópico rotineiramente e dispostos a pesquisar um assunto em profundidade, também são bem-vindos. Scientia é uma revista que, tanto quanto possível, explica conceitos científicos em linguagem não-técnica. Todo o conhecimento publicado em nossas páginas já foi publicado em revistas técnicas, sujeitas ao processo de revisão por pares. Não podemos publicar manuscritos sobre tópicos que nunca tenham sido aceitos para publicação em revistas especializadas.

Assim, aceitamos sugestões de pauta, que podem ser enviadas para redacao@scientiadigital.com.br. Porém, tipicamente estas sugestões são enviadas por pesquisadores ou jornalistas e escritores. Normalmente, Scientia decide quais tópicos aparecerão na revista com alguns meses de antecedência. Autores são então procurados, com base na sua experiência, e convidados a escrever. Caso concordem, há um prazo médio de 45 dias para que o texto seja elaborado. Um artigo pode ser escrito por até três coautores.

 Scientia é dirigida a um público que tem curiosidade sobre a natureza e quer compreender o funcionamento do Universo. Apesar de os artigos serem dirigidos ao público em geral, eles frequentemente introduzem conceitos complexos que impõem desafios intelectuais ao leitor. Os leitores são pessoas com alto nível educacional (desde aqueles no final do ensino médio até os que concluíram mestrados e doutorados e atuam nas ciências), que pretendem adquirir um entendimento sobre múltiplas áreas da ciência (mas não necessariamente no mesmo nível de detalhe de um especialista). Numa palavra, nosso leitor é inquisitivo – alguém que busca conhecimento por prazer, como um fim em si.

 Os assuntos abordados podem envolver, por exemplo, explicações sobre a origem dos elementos químicos que nos cercam; como o organismo combate uma infecção; o que faz os continentes se moverem ou ainda quais tecnologias permitirão que se obtenha mais água potável no futuro. Assim, todo e qualquer tópico científico poderá aparecer em nossas páginas.

 Sugerimos que, antes de escrever, os autores leiam alguns artigos de Scientia para ter uma ideia mais precisa do estilo dos textos publicados. Além disso, lendo a revista, é possível ter uma noção do nível de complexidade típico das matérias. Os textos explicam em linguagem clara e acessível ao leigo os conceitos mais importantes numa determinada área científica. Em suma, a linguagem dos artigos será simples, sem ser condescendente. Os autores devem tentar passar aos leitores um senso de deslumbramento com o tópico sendo abordado, evitando que a matéria fique seca e monótona. O leitor deve ser cativado. A linguagem não deve ser excessivamente técnica – o jargão deverá ser evitado ou, na impossibilidade de fazê-lo, deverá ser definido logo após aparecer no texto. Fórmulas matemáticas são permitidas, mas devem ser usadas parcimoniosamente e explicadas. Por outro lado, evitamos uma linguagem excessivamente “jovem”, com gírias e palavreado típicos de adolescentes, como “irado” ou “descolado”. Acreditamos que uma matéria não precisa apelar para a frivolidade para ser interessante.

 Nosso enfoque é nos conhecimentos. Nos artigos principais, nossa abordagem NÃO é jornalística. Ou seja, lugares, pessoas e datas têm importância menor do que os fatos sobre a natureza em si.

 Um texto típico de Scientia pode ter de 3 mil a 7 mil palavras (18.500 a 45.000 caracteres com espaços – o tamanho médio é de 30.000 caracteres), contando as legendas de figuras e quadros, que perfazem cerca de 15% do total. Isso representa aproximadamente cinco páginas e meia a onze páginas em Word, com fonte tamanho 11 e espaço 1 entre linhas. Na revista, estes limites máximo e mínimo se traduzem em seis a quinze páginas, incluindo ilustrações. Os textos podem ser enviados em qualquer formato compatível com Microsoft Word.

 Os autores são encorajados a redigir textos para quadros explicativos, sugerir infográficos e fornecer fotografias e outras ilustrações (em formato JPG) que auxiliem no entendimento do assunto sendo abordado e chamem a atenção dos leitores.

 Após o texto ser entregue, ele será editado e adequado ao estilo da revista, se necessário. As revisões poderão ser extensas. Porém, o autor sempre dará a aprovação final ao artigo antes da publicação.

 Scientia não pode publicar agradecimentos de qualquer espécie no final dos artigos. Os autores devem também comunicar à redação  se têm algum interesse financeiro (como ações, patentes ou prestação de consultoria) relacionado ao artigo sendo publicado. A ocorrência de um interesse financeiro não necessariamente impede a publicação do artigo.

 Em caso de dúvida, os autores serão orientados sobre como entrar em contato com a redação para dirimir as mesmas.

 

Siga Scientia

Eventos

APLICAÇÕES DA NANOTECNOLOGIA EM MEDICINA: NOVOS SISTEMAS PARA DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
Palestrante: Prof. Dr. Valtencir Zucolotto
Laboratório de Nanomedicina e Nanotoxicologia IFSC - USP
Data: 08.03.2012
Horário: 16:00h
Transmissão via Internet (iptv.usp.br)
Entrada franca
Local: Auditório Abrahão de Moraes - Instituto de Física da USP

Neste colóquio será abordado o estudo de interações entre  nanopartículas poliméricas e metálicas com biomoléculas (proteínas,  anticorpos, membranas e células), com ênfase no potencial destes nanobiocompósios para o diagnóstico e tratamento de doenças, incluindo  doenças infecciosas e câncer.


FÍSICA NA CULTURA - “O PRÊMIO NOBEL DE 2011 E A EXPANSÃO ACELERADA DO UNIVERSO.”
Palestrante: THAISA STORCHI BERGMANN
Data: quinta-feira, 15 de março às 19:30.
Local: Livraria Cultura
Bourbon Shopping Country - Av. Túlio de Rose, 80 - Passo DAreia
Porto Alegre - RS